domingo, 6 de septiembre de 2015

Sensualidade arquitectónica sagrada na Itália.


Gian Lorenzo Bernini, Francesco Borromini. O erotismo que os dois genios indiscutíveis da Roma barroca tem a ver com a sexualidade é óbvia: a resposta tem o nome de Teresa, de quem a saber o  ecstasy, zelosamente guardado em Santa Maria della Vittoria .

Mas para chegar a seu clímax religioso, você começa a partir de Sant'Andrea al Quirinale, sede do noviciado da Companhia de Jesus.

Já que você começa a sentir uma certa sensualidade ao seu redor.


Principalmente a partir do desenho oval desta pequena igreja, 
sobre a qual há uma cúpula em forma de elipses-. E, em seguida, a partir das cores, especialmente - você não sabe por que - vermelho e azul. 

Bernini projetou o templo embora ele não era um arquiteto. 

Mas ele era um homem teimoso e ele começou a estudar em uma boa paz, levando muitas sugestões do rival Borromini, especialmente a partir da igreja vizinha de San Carlo alle Quattro Fontane, cronologicamente anterior.


E é aqui que você combina Seu maior inteligência: no núcleo da igreja, na verdade, você descobre um claustro totalmente branco, isolado do ruído poluentes, como se o arquiteto tinha planejado a acústica para os próximos anos.



Francis foi um outsider. 

Quando você pensa sobre o seu suicídio, 
você tem misericórdia dele: parece até que os genes herdados 
sempre acabam mal.

O absurdo é que as obras Borromini não são meras arquiteturas filosóficas, 
mas verdadeiros tratados. 

Poucas pessoas sabem, por exemplo, que o claustro de San Carlo 
é inspirado pelas teorias de Galileu.  

Apenas algumas figuras de proa da Itália conseguiram combinar arte e ciência 
como parte de uma mesma coisa.

É a igreja de Santa Maria della Vittoria, outra jóia barroca.


Lá está ela, Teresa do Bernini! 

Dor ou prazer parece brilhar no seu rosto. 

Você gostaria de observar de perto, mas você não pode ir além do portão 
que separa-la de você.


Um dia, um anjo apareceu para mim belo além da medida. Vi Sua mão em uma longa lança no final do qual parecia haver um pouco de fogo.

Isso parecia à greve várias vezes no meio, de modo a penetrar em mim. A dor era tão real que eu gemi várias vezes altos, mas era tão doce que eu não poderia desejar para ser liberado. Nenhuma alegria terrena pode lhe dar uma satisfação semelhante. Quando o anjo tomou Sua lança, eu estava com um grande amor de Deus.

(Autobiography, XXIX, 13)


rob.isceri@gmail.com
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Traducción del italiano al idioma Íbero-Brasileiro
por el dispositivo traductor de Google.

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